sexta-feira, 13 de maio de 2016

CURIOSIDADE: VIDA NOS ESTADOS UNIDOS - LIXO



Como em Austin/TX morávamos em apartamento, nunca me atentei para o assunto “lixo”.
 
No corredor do nosso andar havia uma sala. No fundo dela uma parede com uma espécie de gaveta. Bastava abrir a gaveta (a qualquer hora e a qualquer dia) e jogar o saco de lixo dentro. Pronto. Simples assim.

Suponho que a tubulação por onde o saco descia até o térreo levava meu lixo para um container, de onde era recolhido pela Prefeitura. Nunca fui atrás de saber.

Em Davis/CA estamos morando em casa. Por isso, além de estar atenta para jardim, quintal e para toda uma área várias vezes maior que o apartamento, tive que me informar sobre o sistema de coleta de lixo. E estou expert no assunto.

Aqui o caminhão do lixo só passa uma vez por semana. Sim, também me surpreendi quando soube. Mas passado o pânico, percebi que isso não representava um problema de saúde pública: O papel higiênico pode e deve ser jogado no vaso sanitário; o resto de comida vai para o ralo da pia, onde o triturador se encarrega do serviço. Ou seja, não há mal cheiro na lixeira.

Por falar em lixeira, toda casa tem duas lixeiras padronizadas pela Prefeitura. Uma para o lixo comum e outra para o lixo reciclável.
 


Na minha vizinhança o caminhão de coleta passa às quintas-feiras. Na quarta à noite eu coloco as lixeiras na rua, próximas à calçada.

As caixas grandes de papelão, que na época da mudança foram muitas, devem ser colocadas abertas, no chão, entre uma lixeira e outra. É, a coisa é organizada.

O primeiro carro de coleta que passa é o que recolhe as caixas de papelão. Um carrinho pequeno, com um rapaz que dirige, para, recolhe as caixas e volta pro volante.

Depois passa o caminhão que recolhe o lixo comum. Caminhão grande, com volante do lado direito. Não há pessoas recolhendo o lixo. É tudo mecanizado. O vídeo abaixo mostra como é feito.

 

 

Em seguida passa o caminhão do lixo reciclável. Por volta das 9 da manhã já está tudo recolhido.

Na primeira vez que coloquei o lixo na rua, misturei as lixeiras e coloquei o que não devia no recipiente destinado aos recicláveis. Quando fui pegar minhas lixeiras para colocar dentro de casa, havia um bilhete afixado em uma delas. A coleta pedia desculpas, mas como eu não havia seguido o protocolo, infelizmente meu lixo não ia ser recolhido. Senti-me a menos civilizada das criaturas.

Aqui também existe o que se chama de coleta verde. Às segundas-feiras é recolhido o yard waste, ou seja, podas de árvores e folhas. Ao limpar o jardim ou quintal, o lixo deve ser colocado na rua, em frente à casa. Uma escavadeira pequena recolhe o lixo e coloca dentro do caminhão que vem logo atrás. O lixo é encaminhado para programas de compostagem.

 
 
Esse é o tipo de coisa que a gente não aprende nas viagens de férias.
 
 

 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...