segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

BIBLIOTECAS PRESIDENCIAIS


A terceira segunda-feira de fevereiro é feriado nos Estados Unidos. Os americanos comemoram o “President’s Day”, uma homenagem aos presidentes americanos, e, em especial, ao primeiro deles, George Washington, nascido em fevereiro.
Para celebrar a data, resolvi fazer um post sobre as bibliotecas dos presidentes.
Aqui nos Estados Unidos existem 13 bibliotecas presidenciais, que também funcionam como museus e arquivos nacionais. Visitei duas delas. Uma no Texas, a Lyndon B. Johnson Library, e outra na Califórnia, a Ronald Regan Library.
Localizada no centro de Austin, a LBJ Library é dedicada ao 36° presidente dos Estados Unidos. Nela você encontra um grande acervo de documentos sobre a vida pública e privada do político que assumiu a árdua tarefa de suceder Kennedy após o atentado.
Além da limousine presidencial utilizada por LBJ, estão expostos vários objetos pessoais seus e de sua esposa, conhecida como Lady Bird Johnson.
O velório de LBJ aconteceu lá, mas seu corpo está enterrado no Johnson Family Cemetery.
 
Estátua de bronze de LBJ

 
 
    
 
 
 
Limousine presidencial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Na cidade de Simi Valley, na Califórnia, fica localizada a Ronald Regan Library, dedicada ao 40° presidente americano. O endereço da biblioteca fornece, por si só, esta informação: 40, Presidential Dr.
 
Bem maior que a de LBJ, na Ronald Regan Library você tem a oportunidade de ver, além da sua limousine, o avião e o helicóptero utilizados por ele durante seu mandato.
Uma infinidade de documentos, vídeos e objetos pessoais podem ser encontrados no local, que também abriga um pedaço do muro de Berlim e o túmulo daquele que foi considerado um dos maiores presidentes americanos do século passado.
 

 
 
Tomás com uma parte do Muro de Berlim
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



O mapa abaixo mostra a localização das 13 bibliotecas existentes até o momento. Vale a visita.
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...