domingo, 8 de junho de 2014

MANNEKEN PIS


Manneken Pis, estátua de bronze de um menino urinando em uma fonte, é uma das principais atrações de Bruxelas.

Não há certeza quanto à inspiração para a estátua. Alguns contam que um menino salvou a capital belga de um incêndio com seu xixi, apagando a chispa de uma bomba inimiga. Outros, que um rico burguês da cidade perdeu seu filho nas ruas do centro e, finalmente, o encontrou na posição em que se encontra a estátua hoje.

Para muitos, essa atração poderia ser inserida no tópico “Decepções de Viagem”. Não concordo. Afinal, nunca esperei nada além do que ela realmente é.

Mas o mais interessante não é a estátua em si. É o guarda roupa dela. Isso mesmo! O Manneken Pis é vestido de acordo com as diversas datas comemorativas.

Estivemos em Bruxelas (dicas da cidade aqui) em um 4 de julho. E adivinhem? O menininho estava vestido de Tio Sam!!!

Seus trajes (mais de 100 peças) estão expostos no Museu da Cidade de Bruxelas.

 
 
 
 
Aqui em casa Tomás fez a versão dele para o célebre monumento. Um esqueleto que montamos a partir de encartes semanais vendidos nas bancas de revistas. 34 encartes. 34 semanas comprando ora uma mão, ora um rim.

 
E para diminuir a má impressão que um esqueleto sempre traz, ele resolveu vesti-lo de acordo com as datas festivas. No Natal passado, nosso Manneken Pis tupiniquim foi um lânguido Papai Noel. E agora, é um torcedor fervoroso!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Apesar de contar com um guarda roupa de apenas 2 trajes, a “estátua” já é uma atração para aqueles que visitam nossa casa!!  

 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...