sábado, 9 de agosto de 2014

CASAS DE ESCRITORES




Casa de José de Alencar

Semana passada estive na Casa de José de Alencar, escritor cearense que deu vida a Iracema, a virgem dos lábios de mel.

A casa localiza-se em Fortaleza, em um complexo bem arborizado, mantido pela Universidade Federal do Ceará. O local abriga ainda um restaurante, uma pinacoteca, um museu e ruínas de um antigo engenho de açúcar.

A visita à casa do meu ilustre conterrâneo fez surgir a ideia deste post, mostrando as casas de escritores que já visitei.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai

Conhecida como A Casa do Rio Vermelho, o lar dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai localiza-se em Salvador e será aberto ao público ainda este ano. No local, os fãs poderão ver peças de roupas, obras de arte, correspondências e diversos outros objetos pessoais.

No jardim, à sombra de uma mangueira, estão enterradas as cinzas do casal.

Eu já tive o imenso prazer de conhecê-la.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Casas de Pablo Neruda
  

Três casas que pertenceram ao poeta chileno estão abertas à visitação. Conheci duas delas.
 

A casa chamada “La Chascona” fica em Santiago e possui um grande acervo de objetos pessoais do escritor e de sua terceira mulher, Matilde Urrutia.

 

Em Isla Negra, a 100km de Santiago, fica a casa que eu considero mais bonita. Às margens do Oceano Pacífico, a casa abriga, em seu jardim, os restos mortais do poeta.
 
 

 

 
 
 
 
 

Casa de Ernest Hemingway

A casa do escritor norte americano localizada em Key West é linda.

Cercados de muito verde, transitam pela casa vários gatos descendentes de Snowball, gato do romancista que, devido a uma mutação genética, possuía seis dedos.
 

 
Só depois de visitar a casa soube que muitos dos gatos que moram lá também possuem seis dedos. Infelizmente, não conferi a informação.

 

 







 

 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...