segunda-feira, 21 de abril de 2014

DIÁRIO DE BORDO - AMAZÔNIA - DIA 1

Este ano resolvemos conhecer um pouco mais do Brasil e passar a Semana Santa em Manaus.

Nosso voo saiu de Fortaleza às 23:00 da quinta-feira, com previsão de chegada na capital Amazonense à 1:00, hora local (lá é 1 hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília).

Como eu não consigo dormir em avião, passo a viagem alerta.

Dessa vez, percebi que já passava da hora de pousar e nada do comandante pronunciar a célebre frase “Tripulação preparar para o pouso”.

Percebi ainda que o avião estava dando muitas voltas, pois da minha janela eu via o céu, depois a terra, de novo o céu, e logo a terra...

Quando o comandante resolveu dar o ar da graça, informou que o aeroporto de Manaus estava fechado para pousos e decolagens, em virtude de uma forte neblina. E que iríamos pousar no aeroporto de Santarém/PA.

E lá fomos nós para a nossa rota desviada...

O avião pousou em Santarém mas não chegamos a descer. Ficamos dentro dele por uma hora e meia.

Decolamos novamente e, uma hora depois, pousamos em Manaus.

Ficamos na casa de familiares localizada no bairro Adrianópolis.

Por causa do contratempo no voo, dormimos boa parte da manhã. Quando acordamos, fomos dar uma volta na cidade.

Praia de Ponta Negra

Conhecemos o bairro Ponta Negra, onde fica a praia fluvial às margens do rio Negro. A orla é bastante movimentada, com barraquinhas de sorvete e açaí. Para espantar o calor, provei os sorvetes de Pupunha (uma fruta da região da qual eu nunca havia ouvido falar) e Cupuaçu.

Tambaqui de 21kg
Almoçamos na casa dos nossos anfitriões. Como era sexta-feira santa, o prato principal foi um Tambaqui de nada menos do que 21kg. Maravilhas da Amazônia.

Apesar do feriado, os shoppings de Manaus estavam abertos. Conheci o Shopping Ponta Negra, que foi inaugurado há pouco mais de 6 meses. Muitas lojas legais, mas várias outras ainda por abrir.

Aproveitamos para jantar no shopping e dormir cedo, pois muita coisa boa ainda nos esperava...