sábado, 1 de fevereiro de 2014

14 DE JULHO EM PARIS


14 de julho é feriado na França. É comemorada a Fête Nationale, Festa Nacional, ocasião em que se celebram duas datas históricas: a queda da Bastilha, que marcou o início da Revolução Francesa em 1789, e a Festa da Federação, realizada em 14 de julho de 1790.

Em Paris, há um imponente desfile militar na Avenida Champs Elysées, com a presença do Presidente da República.

Estivemos na cidade nessa data, em 2011, e no post de hoje conto como foi:

De manhã cedo, fomos para a Champs Elysées, que já estava apinhada de gente. Ficamos de pé esperando o desfile começar, enquanto a avenida ficava cada vez mais lotada. Vários militares, paramentados, passavam por nós e se dirigiam aos locais de concentração. Tomás fez questão de tirar foto daqueles que ostentavam mais medalhas.




A Avenida estava toda decorada com bandeiras da França.
 
 

Um livrinho com a programação do dia foi distribuído entre os presentes.


 
 

Minhas pernas estavam doendo e eu já havia perdido a conta do número de cotoveladas que eu tinha recebido. E nada do desfile começar.
 
Decidimos sentar em um café. Escolhemos o Cafe Unisex, que estava funcionando normalmente. Entre um gole e outro de capuccino, percebi uma agitação maior. Corri para a avenida bem a tempo de ver, desfilando em carro aberto, Le Président Sarkozy. Não, Carla Bruni não estava com ele.

No céu, acrobacias aéreas. Na avenida, desfile com tanques e cavalos.

Mas mais interessante que o desfile, achei o “Encontro com as Forças Armadas”, que de acordo com o livrinho da programação, iria acontecer após o desfile, nas principais praças da cidade.

Escolhemos a Place de l’Opéra. Em frente à Opéra Garnier, Tomás realizou o sonho de entrar em um tanque de guerra.


 
 
 
A festa terminou à noite com fogos de artifício na Torre Eiffel. Tivemos que nos contentar em vê-los da janela do hotel, pois nosso pequeno, exausto das emoções do dia, cedo ficou fora de combate.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...