sábado, 5 de outubro de 2013

CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO


Alguns países exigem, para entrada em seus territórios, que cidadãos brasileiros sejam vacinados contra febre amarela.
O documento exigido do viajante é o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.
Você encontra aqui a lista da Organização Mundial de Saúde com os países que exigem a vacinação.  O Brasil é considerado um país onde há risco de transmissão de febre amarela. Por isso, brasileiros precisam estar vacinados para visitar todos os países onde há um “Yes” na terceira coluna .
Você deve se vacinar em qualquer posto de saúde ou clínica particular. De posse de documento de identidade e do cartão de vacinação nacional devidamente preenchido com data, lote da vacina e assinatura do profissional que a administrou, você deve ir a um Centro de Orientação de Viajantes da Anvisa para emissão do Certificado Internacional.
Em Fortaleza, o viajante deve se dirigir à Rua Rodrigues Júnior, n. 840, Centro. O certificado é emitido na hora e gratuitamente.
O viajante deverá ser vacinado pelo menos 10 dias antes do embarque e a vacina tem validade de 10 anos. Crianças acima de 9 meses também necessitam ser vacinadas.
Em caso de perda do certificado, basta ir ao Centro de Orientação de Viajantes e solicitar uma segunda via.
Nas hipóteses em que a administração da vacina é desaconselhável (mulheres grávidas, por exemplo) deve ser emitido o Certificado de Isenção de Vacina e Profilaxia. O procedimento é simples: De posse de atestado médico que informe a contra-indicação, o viajante deve ir a um Centro de Orientação de Viajantes e solicitar a emissão deste documento.
Alguns países constantes da lista da OMS exigem a apresentação do certificado mesmo que você esteja fazendo apenas uma conexão. Quer uma dica? Vacine-se, deixe seu certificado junto ao passaporte e fique despreocupado pelos próximos 10 anos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...