segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MEZUZÁ



A mezuzá (em hebraico, "umbral de porta") é um pequeno estojo que contém um pergaminho no qual estão escritas duas passagens bíblicas, "Shemá" e "Vehaiá".


O "Shemá" proclama a unicidade do Deus único e o eterno e sagrado dever de servi-lo.
O "Vehaiá" expressa a garantia divina de que a observância dos preceitos da Torá será recompensada e previne sobre as consequências da desobediência.

Desde tempos imemoriais a mezuzá vem marcando o lar judeu e identificando-o como uma residência judia.
Para o povo judeu, a mezuzá afixada na porta sempre constituirá sua maior proteção. É um lembrete diário para a família judaica de sua responsabilidade para com Deus e a comunidade. Para a comunidade, é um sinal de que aquele é um local onde as leis de Deus imperam supremas.
A mezuzá deve ser afixada no umbral direito da porta de cada dependência de um lar ou estabelecimento judaico.
Quando a porta se abre para dentro do cômodo a mezuzá é afixada do lado direito de quem entra; quando a porta se abre para fora, ela é afixada do lado direito de quem sai.
A mezuzá pode ser afixada por qualquer membro da família.
Quando estive em Israel, observei que na entrada da maioria das casas e das lojas havia um objeto. Indaguei para a proprietária de uma loja e fui informada que se tratava da mezuzá. Não conhecia esse aspecto da tradição judaica e achei extremamente interessante.
Apesar de não ser judia, da minha viagem para Israel (dicas de Jerusalém aqui), trouxe uma mezuzá e afixei na porta da minha casa. Porque na minha casa também imperam as leis de Deus.
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...