sábado, 28 de setembro de 2013

CEMITÉRIOS, MAUSOLÉUS E AFINS


Odeio filmes de terror, histórias do além, halloween e tudo o que me lembra morte. Com o perdão do trocadilho, morro de medo. Mas quando estou viajando, faço questão de visitar cemitérios, túmulos e mausoléus. À luz do dia, lógico!

Faço questão de prestar minha homenagem aos grandes homens e mulheres da religião, da história, das artes e da política mundial que já partiram.

No post de hoje, puxei pela memória os locais que já visitei nesta categoria:
 
1.       Cemitério do Père-Lachaise – Paris, França. Esse é bem movimentado. Nele estão Oscar Wilde, Eugène Delacroix, Édith Piaf, Yves Montand, Allan Kardec, Jim Morrison, Chopin, dentre outros.


Túmulo de Yves Montand
 
2.       Cemitério da Recoleta – Buenos Aires, Argentina. A moradora mais célebre, Evita Perón, está no Mausoléu da Família Duarte.

 
 
3.        Cemitério Nacional de Arlington – Arlington, Virgínia. Pertinho de Washington. É o mais tradicional cemitério militar dos Estados Unidos. Nele estão, por exemplo, os astronautas da Challenger, o Presidente John Kennedy e Jacqueline Kennedy.

4.       Mausoléu de Lenin. Moscou, Rússia. O mausoléu está localizado na Praça Vermelha e nele está exposto, embalsamado, o corpo do líder fundador da URSS. Sinistro, muito sinistro.

5.       Mausoléu de Mao Tsé-Tung. Pequim, China. O mausoléu fica na Praça da Paz Celestial e nele está exposto, embalsamado, o corpo do ex-Presidente da República Popular da China. A exemplo do Mausoléu de Lenin, este local também é bem assombroso.

6.       Basílica de São Pedro – Vaticano. Além de São Pedro, diversos papas estão enterrados lá, inclusive João Paulo II.

7.       Catedral de Sevilha. Sevilha, Espanha. O túmulo de Cristóvão Colombo tem destaque na maior catedral da Espanha.

8.       Mosteiro dos Jerônimos. Lisboa, Portugal. Lá estão sepultados o poeta mais ilustre de Portugal, Luís de Camões, e o navegador Vasco da Gama.

9.       Casa do Rio Vermelho. Salvador, Brasil. A casa, que será transformada em Memorial, ainda não está aberta ao público, mas eu já tive a oportunidade de conhecê-la. Lá estão enterradas, à sombra de uma mangueira, as cinzas de Jorge Amado e Zélia Gattai.
 

 
 
10.   Cemitério do Morumbi. São Paulo, Brasil. Sei que tem um monte de gente legal lá, mas eu estava sem tempo e só visitei o túmulo de Ayrton Senna.

11.   Casa Museu Isla Negra. Isla Negra, Chile. É na sua casa da Isla Negra que Pablo Neruda e sua última esposa, Matilde Urrutia, estão sepultados. Em abril deste ano o corpo de Neruda foi exumado, devido a suspeita de envenenamento. Como a investigação ainda não terminou, os restos mortais do poeta ainda não retornaram à casa. 
 

 
 
12.   Basílica de São Marcos. Veneza, Itália. Na basílica, localizada na praça de mesmo nome, estão as relíquias de São Marcos.

13.   Hôtel National des Invalides. Paris, França. Este prédio abriga, além do museu do exército, a Catedral de Saint-Louis-des-Invalides. No centro da catedral, em um monumental sarcófago, estão as cinzas de Napoleão Bonaparte.

14.   Cemitério Nacional do Monte Herzl. Jerusalém, Israel. Localizado a 834 metros acima do nível do mar, neste cemitério está sepultada a Dama de Ferro israelense, Golda Meir, uma das fundadoras do Estado de Israel.

15.   Catedral de Mônaco. Principado de Mônaco. Nesta linda catedral está sepultada a princesa Grace Kelly.

16.   Catedral de Pedro e Paulo. São Petersburgo, Rússia. Nesta catedral, localizada na Fortaleza de Pedro e Paulo, estão sepultados o último czar russo, Nicolau II, e seus familiares, todos assassinados durante a Revolução Russa.

17.    Igreja da Assunção (Túmulo de Maria) e Igreja do Santo Sepulcro, Jerusalém, Israel.  Os donos dos sepulcros só ficaram neles poucos dias. E tem algo mais emocionante do que saber que estes túmulos estão vazios?


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...