segunda-feira, 23 de setembro de 2013

AS MÁSCARAS DE VENEZA


As máscaras de Veneza surgiram durante o carnaval, época na qual os venezianos podiam se permitir divertimentos proibidos em outras épocas do ano.
 
As máscaras preservavam a identidade, além de possibilitar ser alguém diferente durante algumas horas. Pobres e ricos, nobreza e povo se misturavam em uma alegria sem precedentes. Até mesmo os religiosos, disfarçados em suas belas máscaras, podiam sair livremente, expressando-se de maneira que não poderiam fazer em outras ocasiões.
 
No entanto, as máscaras mais famosas de Veneza eram independentes do Carnaval. Saídas noturnas, de damas e cavalheiros, para encontros galantes nas gôndolas ou nos palacetes dos canais, ou mesmo só para um jantar elegante, exigiam a discrição e requinte da meia máscara.

As tradicionais máscaras de Veneza são feitas em papel machê. Primeiramente, se constrói com argila o rosto que será representado. Em seguida, um molde em gesso determina a forma que a máscara terá. O molde é coberto com papel machê, mistura de papel e cola que deve secar lentamente. Depois de endurecida, a máscara é retirada do molde e coberta com uma fina camada de um papel especial. Finalmente, a peça é decorada com pintura, plumas, tecidos e brocados.
 
Impossível não se encantar com a riqueza e o colorido das máscaras espalhadas por Veneza durante todo o ano. E mais difícil ainda não trazer esse símbolo veneziano para casa.
Da minha viagem para Veneza (dicas aqui) trouxe brincos, anel e pingente.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...