quinta-feira, 19 de setembro de 2013

À VONTADE EM LISBOA


Todo brasileiro se sente bem em Lisboa. Eu não fujo à regra.
Há voos saindo direto de Fortaleza pela TAP.
Para hospedar-se, sugiro o Hotel Vip Eden, pertinho do funicular que dá acesso ao Bairro Alto, ou o Hotel Mundial, com vista para o Castelo de São Jorge. Se você busca algo mais diferenciado, recomendo o Hotel Olissippo Oriente, próximo ao Shopping Vasco da Gama.
 
Mosteiro dos Jerônimos
 
Comece o passeio pelos edifícios e monumentos históricos. Vá ao Mosteiro do Jerônimos, onde estão os túmulos de Camões e Vasco da Gama. Próximo dali está o Museu dos Coches, que abriga lindas carruagens. Na margem direita do Rio Tejo, você irá avistar o Padrão dos Descobrimentos, monumento em forma de caravela e mais adiante, também na margem direita do Tejo, você encontrará a Torre de Belém, eleita uma das sete maravilhas de Portugal.
Se a fome bater, enfrente a fila e compre ali próximo os autênticos Pastéis de Belém. A Confeitaria funciona desde 1837 e é parada obrigatória.
Não deixe de dar uma volta no elétrico 28, o bondinho que atravessa a cidade. Passeio imperdível.
Lisboa é um dos lugares da Europa em que você consegue comer bem sem pagar muito. Há vários restaurantes bons para indicar: João do Grão, próximo à Praça da Figueira; Casa do Alentejo, que apesar de ter um cardápio limitado tem o melhor bacalhau que eu já comi; Doca Peixe, na Doca de Santo Amaro; Cervejaria Trindade, a mais antiga cervejaria de Portugal e Martinho da Arcada, na Praça do Comércio. Se você pretende fazer uma extravagância vá ao Tavares. Um luxo.
Para um café, vá à Confeitaria Nacional, que era a confeitaria fornecedora da família real portuguesa. Fica pertinho do João do Grão. Ou ao Café A Brasileira e aproveite para tirar uma foto na estátua de bronze de Fernando Pessoa.
Para apreciar a tradição portuguesa, nada como um show de fado no Bairro Alto. Destaque para o Luso Café e a Adega Machado.
Para a criançada, há o zoológico e o Oceanário. Indo ao zoológico, não deixe de fazer o passeio no teleférico. Ele dá uma volta de 20 minutos pelo complexo. Muito bom.  
Para a sessão compras, adoro o Centro Comercial Armazéns do Chiado. Pequeno e com boas lojas. Há também o Shopping Colombo, o das Amoreiras e o Vasco da Gama. Se você prefere o comércio de rua, a Rua Augusta é a melhor opção.
Para locomover-se, o metrô é uma excelente escolha. Compre o ticket de um dia, vale muito mais a pena do que comprar tickets avulsos. Lembre-se que o passe diário vale não só para o metrô, mas também para o funicular e o bondinho.
Se você dispuser de mais tempo, agende um tour para o Santuário de Fátima ou para Sintra. Bate e volta de um dia que vale a pena.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...