quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SALVE SALVADOR!


Amo Salvador. Acho uma cidade super alto astral. O sincretismo religioso, a música, a alegria do povo, não sei ao certo.
 
Há vários voos diretos saindo de Fortaleza.
 
Vá no verão, mas se possível, passe o réveillon lá. A festa da promoter Lícia Fábio é simplesmente imperdível. A melhor festa de réveillon que eu já vi.
 
Para se hospedar, sugiro o Convento do Carmo. Um hotel maravilhoso, em pleno Pelourinho.  Era, como o próprio nome diz, um Convento de Freis Carmelitas, e foi construído em 1586.
 
Se você prefere um hotel à beira mar, sugiro o Hotel Pestana Bahia.
 
Fundação Casa de Jorge Amado
Inúmeros são os passeios obrigatórios em Salvador: o Pelourinho, com a Fundação Casa de Jorge Amado e a Igreja de São Francisco; o Mercado Modelo, com mais de 200 lojas; o Farol da Barra, onde você pode apreciar um lindíssimo por do sol; o Elevador Lacerda, que leva você da cidade alta à cidade baixa (e vice-versa, óbvio) por apenas alguns centavos; a Igreja do Bonfim, na Sagrada Colina.

 
E se você for passar uma tarde em Itapuã, não esqueça de tirar uma foto na estátua de bronze de Vinicius de Moraes.
 
E por falar em estátua de bronze, no final do ano passado foram inauguradas, no Largo de Santana, as estátuas de Jorge Amado e Zélia Gattai. Eu, como fã que sou do casal, já estive lá e registrei o momento!




Se seu lado místico é aflorado, vá no Terreiro da Mãe Menininha do Gantois, mais famosa ialorixá da Bahia, falecida na década de 80. A melhor época para ir é durante as festas dedicadas aos orixás, entre agosto e dezembro.

 
Em matéria de comida, Salvador possui uma diversidade incrível de restaurantes, mesmo para aqueles que não curtem comida quente (leia-se apimentada).

 
Sugiro o Restaurante Yemanjá, com uma moqueca de comer rezando; o Paraíso Tropical, com sucos e caipiroscas de tudo quanto é sabor; o Bargaço, apesar da localização não ser das melhores; o Amado, com uma vista impagável da Baía de Todos os Santos; o Sorriso da Dadá, no Pelourinho e o Maria de São Pedro, no Mercado Modelo.

 
Você também não pode deixar de experimentar o famoso acarajé do tabuleiro da Cira, no Rio Vermelho. Não se assuste com a fila. É sempre grande, mas vale a pena.

 
No quesito comprinhas, boa parte das grandes lojas de Salvador também está em Fortaleza. Destaco a Gerson Joalheiros, com joias de um design sem igual.

 
Se você quer curtir uma praia, sugiro as praias de Stella Maris e Flamengo. São mais afastadas do centro, mas possuem boa estrutura.

 
Quanto ao deslocamento, penso que dirigir em Salvador é um pouco complicado, mesmo com GPS. Para mim táxi ainda é a melhor opção.

 
Aproveite as dicas e até o próximo post!!!
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...