domingo, 25 de agosto de 2013

MATRIOSKAS


Diz a lenda que um artesão russo chamado Sergei, que esculpia bonecas em pedaços de madeira, certo dia criou um exemplar muito bonito.
Não tendo coragem de vendê-la, levou-a para sua casa e a colocou no criado mudo em seu quarto.
Todas as noites, antes de se deitar, perguntava a Matrioska (como resolveu chamá-la) se ela estava feliz. E ela respondia sempre que sim.
Em uma dessas noites, após fazer a mesma pergunta, Matrioska respondeu a seu artesão que não estava mais contente. E que para voltar a ser feliz, ela queria um bebê, uma filha. “Terei que te abrir e isso será doloroso” – respondeu Sergei.  E ela disse: “Na vida, as coisas importantes requerem um pequeno sacrifício”. E sem pensar  duas vezes, ele talhou uma réplica menor e a chamou de Trioska. Ela já não se sentia mais sozinha.

    O instinto maternal se apoderou também de Trioska e Sergei concordou que esta também teria uma filha e se chamaria Oska. Mas Oska também queria um descendente. E lá foi o artesão fazer uma filha para Oska. Para evitar que a nova boneca também pedisse uma filha e aquilo tudo não acabasse mais, antes de colocá-la dentro de Oska, deu-lhe um par de bigodes, transformou-o em um boneco e o batizou de Ka. Depois o colocou em frente ao espelho e disse: “Você é um homem, não pode ter filhos!”

    Então colocou Ka dentro de Oska. A Oska dentro da Trioska e a Trioska dentro da Matrioska. Um dia, misteriosamente, Matrioska desapareceu com toda sua família dentro. Sergei ficou desolado.

  Não poderia voltar de Moscou (Dicas aqui) sem pelo menos um exemplar do souvenir mais popular da Rússia. Assim, trouxe uma Matrioska para mim e duas para o Tomás (com motivos infantis e masculinos, claro). Trouxe também um par de brincos e um chaveiro. Tudo isso pode ser encontrado em quaisquer das centenas de lojinhas de souvenir espalhadas pela cidade!!!

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...