terça-feira, 20 de agosto de 2013

ENTRE MÚMIAS E PIRÂMIDES


Quem nunca sonhou, quando criança, em estar no Egito, entre múmias e pirâmides? Eu estive no Cairo e vou tentar passar para vocês um pouco da sensação que é estar nesse lugar tão mágico...
 
Há vários voos saindo de São Paulo, com conexões em Roma (pela Alitália), Istambul (pela Turkish) ou Paris (pela Air France).
 
É necessário visto de entrada. Obtive o meu diretamente na Embaixada do Egito em Brasília.
 
Contratamos um guia local, com motorista. Não imagino outra forma de conhecer a cidade. O trânsito é caótico e o idioma bastante difícil, sem falar nos conflitos que andam acontecendo por lá...
 
Para se hospedar, sugiro o Four Seasons Hotel, aplicando a regra do “local exótico, hotel de cadeia internacional”. Ao reservar, peça um quarto com vista para as pirâmides. Sim, isso é possível!!!
 
Comece seu passeio pelo Planalto de Gizé, que consiste na Pirâmide de Quéops (Great Pyramid), Pirâmide de Quéfren e Pirâmide de Miquerinos. Você pode entrar na Pirâmide de Quéops, mas o passeio não é aconselhável para os claustrofóbicos. Alguns trechos você tem que subir agachado, sem saber ao certo se a aventura está perto ou longe de acabar. Mas vale a pena, afinal a Grande Pirâmide é a única maravilha do mundo antigo ainda existente...

 
No Planalto de Gizé também fica a Grande Esfinge. Impressionante. E para o passeio ficar completo, que tal dar uma volta de camelo? E se a fome bater, vá ao Restaurante Caviar, que fica lá próximo. A comida é ótima e o preço camarada.

 
Um outro complexo de pirâmides que também deve ser visitado é Saqqara, onde fica a Pirâmide de Djoser.  

 
O Museu Egípcio é outra atração imperdível. Os tesouros do Faraó Tutankhamon estão lá, incluindo a máscara mortuária de ouro maciço. Adquira o ticket para entrada no Royal Mummies Hall, a sala mais incrível do museu. Lá você encontrará mais de 30 múmias.

 
Também não deixe de visitar a Cidadela de Saladino, local que serviu de sede do governo por quase 700 anos. É cercada por muralhas e fica no alto de uma colina, oferecendo uma linda vista da cidade. A principal atração é a Mesquita de Mohammed Ali (Mesquita de Alabastro), belíssima. A entrada é permitida e a única restrição são os sapatos, que devem ficar do lado de fora do templo.

 
Reserve uma noite para fazer um passeio de barco no Rio Nilo, com jantar e danças típicas. É algo bem turístico, é verdade, mas a sensação de estar navegando no Nilo é incrível.
 
E para a sessão comprinhas, nada como o artesanato egípcio. Vá ao Bazar Khan El-Khalili. Nesse espaço de mais de 1.000 anos você encontrará de tudo: luminárias, quadros, joias, souvenirs... Mas lembre-se: a ordem é pechinchar!! E estando no bazar, aproveite para almoçar em um dos restaurantes de lá e delicie-se com a típica culinária árabe.
 
Aproveite as dicas e até o próximo post!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...